PRESENTES PARA A IGREJA

 

Nosso tempo tem sido marcado pelo hedonismo, estilo de vida que elege a busca pelo prazer como grande alvo da existência humana. O homem, posto no centro da sua própria agenda, quer saber a todo instante o que os outros podem fazer por ele, as vantagens que pode alcançar associando-se a algum grupo, e até mesmo aquilo que Deus pode lhe dar rapidamente quanto ao acesso a bens de consumo. Muitos chegam à Igreja de Cristo com esta mesma pergunta: – O que a Igreja tem a me oferecer? Mas, a Igreja somos nós, e nós devemos pensar primeiramente no que temos para oferecer à Igreja.

Nas comemorações de 97º aniversário da Primeira Igreja Batista em Divinópolis, precisamos pensar nos presentes que daremos à aniversariante. Motivados pela gratidão do salmista, devemos nos perguntar: “Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?” (SALMOS 116:12). Porque o Senhor nos tem dado a graça de participarmos do seu Corpo, na condição de membros desta amada Igreja local, podemos decidir como o salmista: “Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo”(SALMOS 116:13,14).

Jesus amou a Igreja e por ela sacrificou-se (Efésios 5:25-27). Sendo Ele o Santo de Deus, amou a Igreja mesmo conhecendo profundamente suas falhas (Apocalipse 3:19,20). Os apóstolos suportaram tudo em prol da Igreja (II Timóteo 2:10), gastaram-se na Igreja (II Coríntios 12:15) e vibraram com o crescimento da Igreja (Filipenses 1:1-8). Os testemunhos que conhecemos dos primeiros cristãos demonstram que eles sentiam-se honrados por ser Igreja (II CORÍNTIOS 8:1-5), de tal maneira que ofertaram tudo que tinham pela Igreja (Atos 2:42-46).

É tempo de nos perguntarmos acerca daquilo que temos oferecido à nossa Igreja. Temos retribuído com amor verdadeiro todo o investimento feito em nossas vidas, em prol das nossas famílias e em nossa cidade? O estudo consistente das Escrituras, a assistência pastoral contínua, as orações constantes dos irmãos, os relacionamentos saudáveis construídos e os demais desafios recebidos para que experimentemos um viver saudável são presentes da Igreja para nós. Mas, o que temos oferecido à Igreja? Se depender de mim e de você, nossa Igreja será melhor ou pior do que é atualmente?

Alguns presentes podem ser oferecidos à aniversariante ainda hoje: bom testemunho cristão em sociedade, compromisso efetivo com um Ministério, disposição para visitar enfermos e ausentes, frequência regular na Escola Bíblica Dominical e nos cultos coletivos, apoio às congregações, contribuição financeira regular para o sustento da Igreja, e o compromisso de oração constante pelos pastores e demais líderes da Igreja.

Minha oração é que cada membro seja um presente vivo para a Primeira Igreja Batista em Divinópolis, e que esta Igreja seja sempre o nosso belo presente oferecido ao Deus Eterno!

 

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Deixe um comentário