OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE

OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE

 

Queremos ser sempre uma Igreja fiel, forte e funcional, por isso, somos também uma Igreja composta por muitos jovens. O Senhor, por meio do profeta Joel, anunciou o derramamento do seu Espírito “sobre toda a carne”, o que transformou os jovens crentes em crentes visionários (JOEL 2:28). A profecia se cumpriu e esta novidade foi relatada em ATOS 2:16-18. Tal providência do Senhor gera força para a Igreja, pois, temos muitos jovens fortes, criativos e competentes comprometidos com o serviço do Senhor sob a direção do Espírito Santo.

Assim como as demais gerações recebem atenção da nossa Igreja, a juventude têm sido convidada a “arregaçar as mangas” e chegar mais perto do trabalho que temos realizado. Muitas oportunidades têm sido aceitas pelos jovens que atuam nos diversos Ministérios da PIB e, especialmente, nas frentes de trabalho do Ministério de Juventude, que chamamos de JUPIB.

Nosso Ministro de Juventude, o Seminarista Igor Soares, trabalha com dedicação de tempo integral para coordenar os projetos da JUPIB, oferecer capacitação aos líderes e aconselhar jovens que têm enfrentado dificuldades nesta época de tantas novidades: explosão hormonal, descoberta do mundo profissional, desenvolvimento de relacionamento amoroso e muitas tentações disfarçadas de cultura contemporânea, as quais pressionam os jovens cristãos a abandonarem os valores da fé cristã.

A JUPIB trabalha com Pequenos Grupos (PG’s) que reúnem-se semanalmente para buscar crescimento em Cristo e profundidade nos relacionamentos interpessoais. Os juniores participam do seu PG na Sexta-feira à noite, os adolescentes encontram-se em dois PG’s, divididos por faixas etárias, na Quarta-feira à noite, e os jovens participam de um excelente PG no Sábado à noite. Os PG’s têm sido bem frequentados e poderão multiplicar-se em breve para que outros sejam incluídos, de tal forma que os juniores e adolescentes sejam preparados para que cheguem à juventude com o perfil de discípulo de Cristo muito bem definido.

Nossa Escola Bíblica oferece classes específicas, com literatura apropriada e professores treinados para alcançarem os mesmos grupos discipulados nos PG’s. Cremos que a sã doutrina apresentada nas manhãs de Domingo fortalecerá a fé da nossa Juventude em tempos de confusão religiosa, preparando-a para responder com mansidão e temor a qualquer que pedir a razão da sua esperança, como nos ensina I PEDRO 3:15.

Muitas outras oportunidades de integração, serviço e crescimento espiritual têm sido oferecidas à Juventude da PIB. Acampamentos, Projetos Missionários em nossas Congregações, Encontro Anual de Juventude, Cursos, Palestras e Fóruns Teológicos. E os resultados são notados a cada dia, com a presença expressiva dos jovens nas Celebrações e nos Ministérios da PIB. Outros jovens têm recebido o chamado do Senhor para o Ministério em Tempo Integral, por isso, a cada semestre temos autorizado matrículas em Cursos Teológicos e até mesmo alguns destes vocacionados têm sido efetivados no quadro de Obreiros da nossa Igreja.

De tudo que podemos apresentar aos nossos jovens, a melhor oportunidade está em poder fazê-los “lembrar do Criador nos dias da mocidade” (ECLESIASTES 12:1).

 

 

Pr. Tarcísio F. Guimarães

Deixe um comentário