Sede

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Segundo filho de Jair Alves Guimarães e Antonia Farias Guimarães, nasceu em 09 de julho de 1980, em Valença, cidade situada no Baixo Sul da Bahia. Todavia, em poucos dias passou a residir em Feira de Santana, cidade onde seus pais encontraram boas oportunidades profissionais e a salvação em Cristo Jesus, tendo sido batizados pelo Pr. Arlécio Franco Costa.

Tarcísio Farias Guimarães e seu irmãos, Jair Farias Guimarães e Cássia Farias Guimarães, foram encaminhados a Cristo desde a  infância, e com seus pais frequentaram a Primeira Igreja Batista de Feira de Santana até 1986, quando participaram da organização de uma Congregação no bairro em que residiam, vinculada à Igreja Batista de Campo Limpo, da qual o missionário Newell Mack Shults era Pastor titular.

Ainda naquela Congregação, o pequeno Tarcísio confessou publicamente sua fé em Cristo, vivenciando continuamente experiências que marcaram a formação de seu caráter cristão. Desceu às águas batismais em 27 de setembro de 1992. Sentindo-se vocacionado para o ministério pastoral, lutou consigo mesmo durante a adolescência até que, em 1997, rendeu-se ao chamado de Deus, sendo recomendado pela Igreja Batista Nova Jerusalém ao Curso de Bacharelado em Teologia, no 1º semestre de 1998, ano em que também foi aprovado em vestibular para o curso de Licenciatura em História, na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Suas experiências ministeriais sempre tiveram grande ligação com a Obra missionária, tendo liderado a organização de duas Congregações em Feira de Santana e atuado por um ano na Primeira Igreja Batista em Esplanada (BA), até que aceitou o convite para trabalhar com uma Congregação da Igreja Batista Alvorada, em Feira de Santana. Em todo este tempo ocupou funções denominacionais, como vice-presidente da Juventude Batista Baiana, presidente da Subseção da Ordem dos Pastores na Associação Batista Feirense, relator do Conselho Editorial e membro do Conselho de Coordenação da Convenção Batista Baiana, membro da Comissão de Ética da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil / Seção Mineira, membro da Junta de Educação e do Conselho Diretor da Convenção Batista Mineira, presidente da Associação das Igrejas Batistas do Oeste de Minas.

Desde 03 de setembro de 2000, passou a atuar na Congregação que, em 30 de março de 2002, o elegeria pastor, sendo chamada de Igreja Batista Nova Alvorada. Adotando para seu ministério a divisa de Atos 20:24, o Pastor Tarcísio pastoreou a Igreja Batista Nova Alvorada por mais de sete anos, experimentando as providências de Deus sobre aquela igreja lembrada por sua firmeza doutrinária, sua maturidade no crescimento e seu compromisso com a Obra missionária, tendo já uma Congregação organizada, com Templo próprio, em Santa Bárbara (BA). Neste período teve a alegria de batizar sua irmã, Cássia Farias Guimarães.

Em 2003 foi aprovado em 1º lugar para ocupar a função de professor de História, na rede pública estadual de ensino da Bahia. Ainda neste ano, passou a lecionar na área de História da Igreja, do Seminário Teológico Batista do Nordeste, logo após ter colado grau nesta instituição. Atuou em outras duas instituições de ensino teológico e no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Casou-se com a Enfermeira Sâmela de Souza Baptista Guimarães, em 18/09/2004, a qual tem sido grande ajudadora do seu ministério nas áreas da música e missões, e com quem aceitou o chamado do Senhor para apascentar o rebanho da Primeira Igreja Batista em Divinópolis neste tempo selecionado pelo Sumo Pastor da Igreja.

Desde 25 de julho de 2009 tem pastoreado a Primeira Igreja Batista em Divinópolis, testemunhando da graciosa mão de Deus sobre este rebanho. Três novas frentes missionárias foram estabelecidas, centenas de batismos foram celebrados, novos ministérios criados no seio da Igreja e um amplo templo foi construído no bairro Vale do Sol, em Divinópolis, para servir a uma próspera Congregação.

Compromisso com a doutrina bíblica, entusiasmo com a obra missionária em toda a Terra e busca por um padrão excelente de testemunho cristão tem sido três grandes ênfases do Ministério Pastoral nesta amada e vibrante Igreja, onde mãos estão dadas e corações estão unidos para que Cristo seja glorificado em Divinópolis, em Minas Gerais, no Brasil e em todo o mundo.

Pr. Petronio Almeida Borges Júnior

Pr. Petronio Almeida Borges Júnior é natural de Gandu-Ba. Nasceu em 16/07/1979 e cresceu com os pais, Petronio e Nide, e a irmã, Tânia, em Itamari-Ba. Converteu-se aos 07 anos e foi batizado aos 11, juntamente com sua mãe, pelo Pr. Osias Antonio Lima, na Primeira Igreja Evangélica Batista naquela cidade. Com 14 anos mudou-se para Jaguaquara-Ba onde foi contemplado com uma bolsa de estudos do Colégio Batista Taylor-Egídio. Nesse período confirmou a vocação para o Ministério Pastoral enquanto participava do Acampamento Geral dos Batistas Baianos em 1998. Naquele ano, deixou o trabalho como locutor em uma rádio AM local e foi enviado, pela Igreja Batista El Shaddai, para estudar Teologia no Seminário Teológico Batista do Nordeste, em Feira de Santana-Ba.

Ainda como seminarista atuou na Primeira Igreja Batista em Esplanada-Ba de onde veio a ser indicado para a Congregação Batista do Cordeiro em Camaçari-Ba. Em 21/06/2003, foi ordenado e empossado naquela congregação àquele tempo organizada como Igreja Batista Sião em Camaçari-Ba. Casou-se com Anamaria Leal de Souza Borges em 12/07/2003. Sua primeira filha, Mariana, nasceu em 29/04/2007. O casal recebeu a filha mais nova, Poliana, em 11/06/2016. Durante esse ministério, envolveu-se com o desafio de missões urbanas e mobilizou a igreja para a plantação da Igreja Batista no Parque das Palmeiras, no vetor estratégico de crescimento da cidade.

Enquanto serviu em Camaçari, convalidou seu diploma de Teologia para reconhecimento pelo Ministério da Educação através da Faculdade Cristã de Teologia em Salvador e ingressou no curso de Letras Virtual da Universidade Federal da Paraíba, no polo presencial do município. Também nesse período concluiu a formação em Capelania Evangélica pelo Seminário Teológico Betel Brasileiro, onde atuou como professor na Capital e Lauro de Freitas.

Desde o período de formação teológica manteve-se envolvido com a denominação batista no Estado da Bahia sendo vice-presidente da Juventude Batista Baiana (2000) e, já no ministério pastoral, Relator da Coordenadoria de Expansão da ASBARE – Associação das Igrejas Batistas da Região Metropolitana de Salvador (2004). No âmbito da CBBa – Convenção Batista Baiana exerceu o cargo de Relator do Comitê de Responsabilidade Social (2012-2015) e atuou como Relator da Comissão Especial de Sucessão da Secretaria Executiva (2012).

A convite da Primeira Igreja Batista em Catu-Ba mudou-se para Catu-Ba no dia 03/01/2011 depois de tomar posse, em 19/12/2010, como presidente daquela igreja. Ao tempo em que assumia o pastorado na PIBCATU também era empossado na SOCE – Sociedade Cristã de Educação, entidade reconhecida de utilidade púbica municipal, mantenedora do Colégio Batista de Catu na época. Na continuidade do ministério da igreja que caminhava para os 90 anos, o Pr. Petronio Borges trabalhou para consolidar a presença da PIBCATU no município com ênfase no compromisso com o ensino da Bíblia, o fervor missionário e a responsabilidade social.

Na presidência da SOCE dedicou-se a adequar a instituição às novas exigências na legislação vigente. Para tanto foi necessário qualificar-se como gestor social pela Práxis Gestão Sustentável. Nesse período, conduziu o planejamento estratégico da entidade que culminou com a sua desativação e a criação, em 2013, do IBEC – Instituto Batista Educacional de Catu que passou a administrar o Colégio Batista de Catu, há 40 anos no município sendo um referencial na educação de qualidade com princípios cristãos.

Ao passo que investia na regularização da entidade montava uma equipe para desenvolver o Projeto Fazenda Esperança. Através de uma parceria entre PIBCATU e IBEC, o projeto atendeu por 03 anos (2013-2015) uma turma de 20 alunos de educação infantil, com gratuidade, na comunidade da Fazenda Campo Grande (Km 40). Ainda em 2015 veio a concluir uma Formação em Tutoria, Mentoria e Coaching Espiritual pela Lumen Assessoria e o Seminário Teológico Rogate em Curitiba-PR.

Tendo entendido que seu ministério em Catu-Ba chagara ao final de um ciclo, buscou diante de Deus, juntamente com esposa, Anamaria, a oportunidade de servir em um novo formato ministerial. Depois de um período dedicado a oração, conversas com a família e reuniões com a liderança da igreja, decidiu aceitar o convite da Primeira Igreja Batista em Divinópolis-MG para compor o colegiado ministerial como pastor auxiliar na área de formação cristã. Foi empossado no dia 18/02/17 e assumiu essa área ministerial que inclui os ministérios de família, educação cristã, evangelização e discipulado.

Ministro de Música Rogério Oliveira

Nasceu na cidade de Jequié, Bahia, no dia 01/11/1983. Filho de pais cristãos, Durval Bispo de Souza e Ivanete Reis Oliveira, é o primogênito do casal. Iniciou-se na música em 1988, cantando no coral infantil, por influência de seus pais que, na época, faziam parte da Primeira Igreja Batista da cidade de Barra do Rocha, no interior da Bahia.

No ano de 1994, na cidade de Ipiaú, Bahia, iniciou o estudo do violão, tendo aulas particulares com o professor Oséias Oliveira. Em 1997 passou a fazer parte do Ministério de Música da Igreja Batista Sete de Setembro, na cidade de Ipiaú, da qual era membro.  Sempre amante da música e por sentir-se vocacionado, foi enviado em 2004 para o Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNe) na cidade de Feira de Santana, Bahia, onde tornou-se aluno do curso de Bacharel em Música Sacra com Performance em Canto Lírico. Nesse mesmo ano foi aprovado no teste de seleção do Conservatório de Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte).  Iniciou seus estudos em violão clássico, vindo a concluí-lo em 2007, sob a orientação do professor Hamilton Gonçalves.

Foi convidado para atuar como Ministro de Música na Igreja Batista Sete de Setembro, Ipiaú, em 2004, onde deu continuidade aos projetos do Ministério e formou alguns grupos musicais, entre eles o Quarteto masculino Kairós.

A convite do Centro Universitário de Cultura e Arte / Conservatório de Música, de 2007 a 2010 ensinou as seguintes disciplinas: Técnica Vocal, Violão Popular e Musicalização.

Em 2008 apresentou um Recital Performático em Canto Lírico interpretando vários períodos da música (clássico, barroco, romântico, brasileiro, gospel e sacro).

Em 2009 foi professor do Seminário Teológico Batista do Nordeste, lecionando Violão Clássico e Prática de Conjunto.   No mesmo ano foi convidado para liderar o Ministério de Música da Igreja Batista Alvorada, em Feira de Santana, na Bahia. À frente do Ministério realizou clínicas musicais, congresso, encontro de coros e intercâmbio com o Coro Alvorada. Foi também sob o seu comando que alguns grupos musicais foram criados: Conjunto Masculino Fá, Quarteto Feminino Sonata, Conjunto de Adolescentes Atos 2  e Conjunto de Juniores Banda Impacto, além das atividades musicais do Coro Geral da Igreja.

Em virtude do seu curso de Bacharelado em Música Sacra não ser reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), iniciou em 2008 um curso  de convalidação em Teologia na Faculdade Batista do Brasil (FBB) em Salvador, Bahia, da qual veio a receber o título de nível superior em Teologia.

No dia 20/02/2011 assumiu o Ministério de Música da Primeira Igreja Batista em Divinópolis, tendo sob sua coordenação vários grupos musicais, eventos especiais e o CEM (Centro de Educação Musical Batista), uma Escola de Música dinâmica e crescente na cidade. Atua ainda na capacitação de líderes e no despertamento de novos talentos musicais para a sede e as 7 congregações da Igreja.

Ministro de Juventude Igor Soares Evaristo

Nascido em 14/05/1993, é natural de Itaperuna – RJ, onde morou com sua família até o ano de 2008. Recebeu marcante influência cristã de sua mãe, Edna Aparecida Soares, e da Igreja Batista de Retiro do Muriaé. Mudou-se para Belo Horizonte – MG neste mesmo ano de 2008. Começou a jogar futebol no Clube Atlético Mineiro, onde morou e trabalhou até o ano de 2014. Neste período foi batizado em Belo Horizonte.

No ano de 2011 conheceu Julia Pereira Fontes e começou a ter maior contato com a Primeira Igreja Batista em Divinópolis, Igreja da qual a Julia já era membro, quando também frequentou a classe de doutrinas batistas para novos membros. No ano de 2014 casou-se com Julia e mudou-se para Divinópolis.

Em 2015 foi aceito em assembleia como membro da Primeira Igreja Batista em Divinópolis. Nesse mesmo ano jogou futebol pelo Guarani, time profissional de Divinópolis. Durante esse período, sentiu-se vocacionado para o ministério pastoral, vindo a demostrar esse desejo para a Igreja, o que o levou a encerrar sua carreira como atleta de futebol e buscar preparo adequado para servir ao Senhor no ministério. Sua atuação na Igreja tem sido intensa nos Ministérios de Juventude, Discipulado, Evangelização e Música.

No final de 2016 foi recomendado ao Curso de Teologia e iniciou seus estudos no SEBOM (Seminário Batista do Oeste de Minas) em fevereiro de 2017. Atualmente integra o colegiado de ministros da Primeira Igreja Batista em Divinópolis, atuando na área de juventude, sendo guiado e preparado por Deus para exercer esse privilégio e servir nesse imenso desafio.